Print Big

Flexible adaptive manufacturing system for production of large parts

Designação do projeto: Projetos de I&DT Empresas em Copromoção
Código Universal: POCI-01-0247-FEDER-033503
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte; Centro
Promotor Líder: OPTIMA, LDA
Copromotores: PLASTIMAGO-TRANSFORMADORA DE PLASTICOS LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA; MAKERTECH, UNIPESSOAL LDA.

Data de aprovação: 23/05/2018
Data de início: 01/09/2018
Data de conclusão: 31/05/2022
Custo total elegível: € 787 560,03
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – € 486.340,43

Descrição: O mercado de tecnologias de fabrico aditivo tem sofrido um enorme crescimento, no entanto há ainda uma grande limitação neste tipo de tecnologias, nomeadamente a construção de peças de grande dimensão.

O presente projeto visa contribuir para a resolução deste problema com o desenvolvimento de uma tecnologia de fabrico aditivo otimizada para a construção de peças de grande escala, oferecendo uma solução modular com diferentes sistemas direcionados para diferentes necessidades do cliente. Estes dois sistemas baseiam-se em deposição de material aglomerante sobre cama de material que poderá estar sob a forma de granulado, pó ou outro, e temos também a deposição de material através da mistura com aglomerante num sistema de duplo fuso que deposita o material camada a camada sobre uma plataforma ajustável que fará o lugar de material de suporte, diminuindo assim a quantidade de material desperdiçado e também o tempo de produção de cada peça.

Nesta tecnologia é ainda possível combinar aditivos corantes, obtendo peças com diferentes cores, aditivos foto cromáticos e/ou foto luminescentes, podendo assim alterar o seu aspeto conforme a temperatura ou luz incidente, e também a inclusão de cristais líquidos, obtendo
uma peça que poderá ser transparente ou não conforme a luz e/ou temperatura incidente na peça. Poderão ainda ser adicionadas fibras na produção das peças sendo que estas poderão reforçar a sua estrutura ou produzir efeitos de materiais 4D, com a produção de peças dinâmicas que alteram a sua forma conforme a temperatura incidente na peça.

Pretendemos assim dar resposta a mercados que necessitem de produzir peças de grande dimensão de pequenas e médias séries, sem esquecer o fator da sustentabilidade, utilizando para isto, materiais resultantes de desperdício industrial ou semelhantes, tendo como caso de estudo o mobiliário urbano.